quinta-feira, 3 de junho de 2010

Kits: Grupo H da Copa do Mundo de 2010

E chegamos ao fim das postagens da copa, amigos do Escudinhos, com o Grupo H, o derradeiro, o definitivo, onde se encontra uma das grandes favoritas do torneio, a Espanha. Sim, favorita, campeã da última Eurocopa, com uma geração como nunca antes foi vista entre os espanhóis. Mas tem camisa para vencer uma copa? Não teve, por exemplo, para levar a última Copa das Confederações, essa copa de mau agouro que dá azar a quem a conquista - como o Brasil, nas últimas edições. Para atravancar a vida da fúria, temos a insossa Suíça, que já participou de muitas copas, fazendo mais ou menos bonito apenas em casa, em 1954, o Chile, do qual se pode dizer a mesma coisa, e Honduras, que teve uma participação honesta e honrosa em 1982, onde foi companheira de grupo justamente da dona da casa, a Espanha.

E como fica a nossa contagem ao final de tudo? Bem, a Adidas recupera a hegemonia perdida para a Puma na copa de 2006, com este belíssimo uniforme espanhol. A Puma emplaca a Suíça - que ficou sem graça como o futebol do país dos relógios e chocolates - mas não consegue nem chegar perto das 12 equipes que tinha em 2006, ficando atrás da Nike que, daquela copa para esta, ganhou uma equipe. E na última hora duas fabricantes outsiders chegam para deixar sua marca na história: a Brooks com o Chile e a Joma - única fabricante a apresentar um kit com 3 uniformes para uma seleção - com Honduras. Total: Adidas (12), Nike (9), Puma (7), Umbro (1), Astore (1), Joma (1) e Brooks (1).


Chile 2010 - (PDF) (PNG)


Espanha 2010 - (PDF) (PNG)


Honduras 2010 - (PDF) (PNG)


Suíça 2010 - (PDF) (PNG)


E assim eu me despeço do primeiro semestre. Agradeço ao apoio e ajuda inestimáveis do Fernando Marcelino Pereira, do Carlos Nuñez do Equipaciones, e do Azmi Mie do Switch Image, que me auxiliaram um bocado com essas cartelas. No mais, volto a qualquer hora para comentar a copa. E lá pra segunda quinzena de julho a gente começa a postar novas cartelas. Tudo de bom e bolinha pra frente.

13 comentários:

Fernando M Pereira disse...

Olá Marcos,

Parabéns pelas 32 cartelas, ficaram ótimas, precioso talento.

Desejo sucesso e que possa assistir e curtir bastante a copa que já está bem próxima de seu início.

Grande abraço,

Ferando.

FIQUE COM DEUS !!!

Fabio Cabral disse...

Obrigado pelas 32 seleções Marcos!

Se tiver tempo e talento, pretendo fazer uma adaptação delas com as fotos dos jogadores. Conseguindo, te mando as fotos.

Abraços

Rafael Netto disse...

VP, não esqueço a memorável cobertura (ilustrada!) que você fez na copa de 2006. Pra que que você foi apagar aquele blog?....

MarcosVP disse...

Pois é, eu tinha pensado em fazer algo parecido este ano. Aí caí na besteira de fazer uma mega pesquisa e verifiquei que quase tudo o que eu escrevi em 2006 era bobagem. Melhor comprar este livro aqui: http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ESTRUTN1=&ORDEMN2=E&PALAVRASN1=A+Historia+das+Camisas+de+Todos+os+Jogos+das+Copas+do+Mundo&ORDEMN2=E&FILTRON1=X&image2.x=18&image2.y=14
Eu pretendo, pelo menos para conferir se minha pesquisa foi boa mesmo. Abs.

Paulo Sérgio disse...

Marcão:
Gostaria de saber se você tem a revista placar especial da copa 82 com os posters de todas as 24 seleções daquela época (mini-posters).Se não tiver gostaria de enviar para você via correio em agradecimento por todas essas postagens que você tem enviado.Meu e-mail pauloesil@yahoo.com.br.Muito obrigado e um abraço!Paulo Sérgio (Curitiba PR)

@__mykolasyrorge disse...

Cara, uma duvida .. onde consegue as fontes para por nos escudinhos ? Abraço :D

MarcosVP disse...

Lukusevicius, de vários lugares. Em sites de fontes .ttf, como o Dafont, vários bons amigos me mandam, e uma parte eu mesmo desenho.

Abs

fbezerra disse...

Sem palavras. Que brilhantismo
Parabéns!

Olavo Piñeiro disse...

Marcos, adorei as 32 seleções. Fiz oito aqui (uma de cada grupo)com esses seus trabalhos, ficaram muito belos! Me passe seu e-mail que te mando as fotos depois. Tenho 12 anos e agora estou jogando a copa de botão com meu pai! Esses dois sites: http://pes2008editing.blogspot.com/ e http://mullerbento.blogspot.com/ são bons pra fontes, é só baixar os kits e pegar, eu tenho muitas. Queria saber se você pode fazer kits do Flamengo em 2010 (com o third) e se possível uma série do brasileirão. Estou com saudade de clubes no blog, agora que a maioria dos Europeus já anunciaram os kits tem bastante trabalho pra fazer! Além dos brasileiros gostaria dos do Barça com o patch de campeão do mundo e os da Final da UEFA Champions League.

Abraço, Olavo

MarcosVP disse...

Olavo, mande as fotos para marcosvparrobagmailpontocom

E sim, vai rolar uma série com o brasileirão 2010 - série A e alguns poucos fora dela, a partir de agosto.

Abs.

Anônimo disse...

Parabéns pelas 32 cartelas agora gostaria muito da Holanda de 90 e 94.

Olavo Piñeiro disse...

Marcos, me inspirei no teu blog e criei o meu!

http://botaobrasil.blogspot.com/
Comenta-lá galera. Topa parceria?

Rapha Rabelo disse...

bom... so pra nao dexar esse post sem coment meu... q pra varia ta sensacional... so kero desejar-lhe uma boa copa... abraço