terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa 2010, episódio 18: O triunfo dos felipes.

Fim de papo para as oitavas de final. Confesso que não assisti nenhum dos dois jogos de hoje, mas ao que parece, hispânicos europeus e sudamericanos fizeram por merecer os resultados que obtiveram. Feliz pela vitória que dá mais uns dias de festa ao Paraguai e triste pela eliminação de Portugal - ainda que e Espanha merecesse mais a vaga, mas quem liga? família é família... - eu trago para este já surrado blog os meus palpites para os dois últimos jogos das quartas. Bom, como todos puderam perceber, eu acertei apenas três jogos das oitavas. Vamos ver o que me reserva a próxima etapa.


...
Vamos falar primeiro de Paraguai e Espanha. Vejam, o Paraguai só foi mandante em um dos jogos da primeira fase, contra a Nova Zelândia. Contra a Itália, veio com o uniforme tradicional completo, e os italianos também. Aí, veio o jogo com o Japão que tem - não sou eu que estou dizendo, é aquela tabelinha da FIFA - o uniforme titular igualzinho ao da Itália: azul/branco/azul. Não podiam jogar os dois de uniforme titular? Não, segundo a madre superiora. Paraguai e Japão entraram, ambos, com uniformes alterados. Isto posto, é o que acho que acontecerá com paraguai e Espanha. O uniforme reserva da Espanha era para ser todo azul-marinho, mas como eles jogaram de calções brancos contra o Chile, creio que essa combinação se repete, e assim como o Chile, o Paraguai virá de calções e meias azuis como jogou contra a Eslováquia. Sendo o Paraguai mandante, a albirroja está garantida.

Brasil e Holanda é outra história. Eu acreditava que o Brasil seria o mandante, mas não é, são os holandeses. Então, para agradar a Nike, o Brasil virá de azul/branco/azul, contra a Holanda de laranja/preto/laranja. É minha aposta, apesar de achar que ambas as seleções poderiam vir tranquilamente com seus uniformes tradicionais. Em todo caso, se isso ocorrer, será a quarta combinação diferente de uniformes no quarto jogo entre Brasil e Holanda em copas do mundo. Lembram-se dos três anteriores?

...



Abraços a todos. Ao final das quartas eu retorno.

9 comentários:

Melo disse...

Marcos, o Japão jogou de branco contra a Holanda. Sobre seus palpites, eu endosso o de Hol x Bra. Tradicionalmente, a Fifa considera laranja-amarelo uma combinação inviável, mas, como a camisa da Holanda tem um laranja forte, puxando pro vermelho, o Brasil poderia jogar de amarelo sim, a meu ver. Mas eu cravo no Brasil de azul mesmo.

Já no outro jogo, eu chutaria o Paraguai jogando de "bangu" como hoje e a Espanha toda de azul-marinho. Se os espanhóis não tiverem levado a terceira opção de peça (uns levaram, outros não), aí eu acho que a Fifa "inverte" o mando e põe o Paraguai de branco.

Falando nisso, o pessoal da Argentina está citando fontes da Adidas que falam que a Fifa vai "inverter" o mando e colocar os caras de azul contra a Alemanha. A conferir.

MarcosVP disse...

É verdade, Melo. Já corrigi.
Abs.

Carlos Eduardo disse...

Olá, sou de Florianópolis SC, acompanho seu blog ja há algum tempo, gostaria de parabeniza-lo pelo grande trabalho que vc veim fazendo.
Adorei os escudinhos da copa do mundo, gostaria de deixar um pedido para quando vc tiver um tempinho, fazer o kit do mais vezes campeão de SC, o Figueirense Futebol Clube com a sua atual camisa.

Grande abraço e parabéns novamente.

Rogério Matiuzzi disse...

Marcos

Preciso de uma ajuda sua:

Gostaria de saber aonde é possivel(se for possivel) encontrar os uniformes de duas seleções que não estão na Copa: Egito e Bahrein.

Se puder me ajudar, desde já agradeço.

Um abraço e parabens pela cobertura da copa deste excelente blog

Rogério Matiuzzi

MarcosVP disse...

Aê, Melo, comprei o livro das camisas dos jogos da copa. Vc tinha razão, tem uns errinhos. Mas o trabalho dos caras foi primoroso, muito bacana.

Melo disse...

Fala Marcos,

Pois é, o livro é excepcional, matou uma curiosidade antiga minha, mas dei uma olhada nele e tem algumas coisas pra corrigir. Quando eu tiver um tempinho, vou mandar um email a eles com os jogos que eu consegui encontrar erros ou dúvidas.

Confirmado, Brasil vai de azul mesmo contra a Holanda. O primeiro jogo você acertou hehehe (http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/07/selecao-brasileira-enfrenta-holanda-com-o-uniforme-azul-nesta-sexta.html)

Na área de comentários do todosobrecamisetas.blogspot.com estão dizendo que a Argentina vai com o mesmo uniforme usado contra o México e a Alemanha totalmente de preto. Se for isso mesmo, vai ser um arranjo medonho.

Melo disse...

Dessa vez eu matei, hehehe:

http://www.marca.com/2010/07/01/futbol/mundial_2010/selecciones/espana/1277984049.html?a=447cd90d889645b041e67a0aed1bce67&t=1278015875

Paraguai joga novamente de "bangu" e a Espanha vai totalmente de azul-marinho.

MarcosVP disse...

Boa, Melo. Se a copa tivesse mais uns 3 meses a gente ia acabar ficando bom nisso, hehe.

Também pretendo escrever pros caras. Como eu já comentei, pouco antes do lançamento do livro, eu tinha feito uma pesquisa de todos os jogos da copa. Consegui quase tudo em fotos e principalmente no Youtube. Agora, estou batendo a pesquisa dos caras com a minha. Quando terminar, vou ver se escrevo para eles.

Abração.

Rodrigo Leal Duarte disse...

todas as combinacoes..bra x hol, par x esp e arg x ale, previsiveis dentro do padrao fifa, vilenpidiaram o uniforme do paraguai e argentina.

ja imagino o brasil, de amarelo/branco/branco, numa seminifinal com o uruguai, alterado tbm e a combinacao amarelo/azul/azul, me lembra as 2 copas america ganhas sobre a argentina, a copa das confederacoes sobre os eua e principalmente o penta de 2002 sobre a alemanha, mas eu prefiro as oficiais do brasil: amarelo/azul/branco ou azul/branco/azul